terça-feira, 28 de julho de 2009

Alguém pode responder se as musas aparecem quando uma mulher escreve?
É um longínquo mito machista, há musas nas antigas mitologias, mas há o masculino das musas, há musos? Não os há. Mulheres chamam quem? Os faunos? Sem musas(os) fica mais difícil se inspirar. Mas mesmo assim nós mulheres não deixamos de assim fazer, não temos um empurrãozinho dos seres poéticos e mitológicos, mas, temos nossa própria intuição e beleza. Só temos que nos conhecer, conheça-te a ti mesma? Não é necessário raptarmos uma musa, mas é preciso raptarmos nós mesmas, buscar quem somos, de onde viemos, o quê e por quê sentimos, de onde tudo veio e para onde tudo voltará? Não muito diferente dos homens a filosofia e poesia nos encontram da mesma forma?
Para falar sobre beleza, somos menos líricas e mais sucintas. Já nascemos com seios e curvas, contornos e até conseguimos ver beleza nas retas geométricas e duras masculinas.
Dionísio nos inspira, Eros. Também nos inspira a inteligência, pois esta é bastante afrodisíaca, Sócrates, Platão, Aristóteles e até os mais modernos, Lord Byron(embora muito romântico), Oscar Wilde(embora gay), Schopenhauer(embora pessimista), Nietzsche(embora machista), Sartre(embora destituído de beleza).
Não imaginaram musas para nós, mas sempre temos algo ou alguém a quem podemos recorrer. Não temos as musas.

Um comentário:

Douglas disse...

Os homens sem suas musas inpiradoras e diria até direcionadoras, são apenas brutos sem motivo.